Vigilância de Santos recebe três novas notificações de casos suspeitos do novo coronavírus

Escrito por em 27/02/2020

A Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep) de Santos recebeu entre a noite de quarta (26) e a manhã desta quinta (27) três notificações de suspeitas do novo coronavírus (Covid-19). Os casos são de moradores de Praia Grande atendidos em dois hospitais particulares de Santos. Um caso é de uma jovem de 20 anos, que esteve na Itália e outras partes da Europa entre 19 de janeiro e 24 de fevereiro, e os outros dois referentes a um casal que passou pelo Egito e Itália entre 5 e 22 de fevereiro.

A jovem, de 20 anos, apresentou sintomas similares da doença (febre, tosse, dor de garganta e de cabeça e alteração respiratória). No ato da consulta, o sintoma apresentando era de falta de ar, não tendo indicação de internação e recebendo recomendação médica para uso de máscara e isolamento domiciliar por 14 dias. As amostras coletadas da paciente estão sendo encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz (IAL), laboratório referência do governo estadual para diagnóstico ou descarte da doença.

Já o casal, atendido em outra unidade hospitalar, também não precisou de internação e recebeu as mesmas recomendações (uso de máscara e isolamento domiciliar). O homem de 74 anos teve febre e tosse; já a sua esposa, de 67 anos, apresentou tosse e coriza. As amostras coletadas do casal também serão enviadas ao IAL e ficam prontas entre dois a cinco dias. A investigação epidemiológica dos casos também será realizada pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), do Governo do Estado, e o setor de Vigilância de Praia Grande, seguindo o fluxo de retorno.

De acordo com os protocolos, são considerados suspeitos do Covid-19 as pessoas que apresentarem febre e, pelo menos, um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) e histórico de viagens para áreas de transmissão local nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas ou contato com casos suspeitos e/ou confirmados da doença. A Itália está entre os países onde ocorre a transmissão interna da doença e o primeiro caso confirmado no Brasil é de uma pessoa que esteve neste país.

Na quarta (26), a Secretaria de Saúde de Santos foi comunicada pela Vigilância Epidemiológica do Estado sobre dois possíveis casos suspeitos para o novo coronavírus (COVID-19). Mãe e filha, moradoras da Cidade, de 74 anos e 30 anos de idade, chegaram da Itália nbo último dia 21. No mesmo dia (26), elas passaram por consultas e exames com médicos da rede pública, tendo sido coletadas amostras (nasofaringe) para envio ao Instituto Adolfo Lutz. O resultado dos exames deve sair nos próximos dias.

Simulado e capacitações
Gestores da Secretaria de Saúde de Santos reúnem-se, desde o início da epidemia do Covid-19, com representantes da área nas esferas estadual e federal e promove capacitações dos profissionais de saúde para atendimento de casos suspeitos.

No último dia 11, mais de 300 profissionais da rede municipal de saúde foram orientados pelo médico infectologista Marcos Caseiro e equipe da Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep).

Os técnicos e gestores da secretaria também participaram, no dia 10, de capacitação no Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), do governo estadual, e, no dia 12, de simulado de atendimento no Porto de Santos, coordenado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Autoridade Portuária (SPA).

No dia 17, o Programa Saúde na Escola promoveu capacitação sobre medidas preventivas contra a doença, como importância da lavagem das mãos e higiene dos ambientes, para 40 orientadores pedagógicos da rede municipal, agentes multiplicadores das informações para as escolas. E no último dia 19, a mesma atividade foi promovida para cerca de 100 diretores e representantes de outras escolas públicas e particulares.

Serviço: Porta-vozes da SMS estão disponíveis para entrevistas na sede da pasta, à Rua Amador Bueno, 333, 13º andar

https://www.diariodolitoral.com.br/santos/vigilancia-de-santos-recebe-tres-novas-notificacoes-de-casos-suspeitos/132638/

Foto: Nair Bueno / Diário do Litoral


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]