Santos tem quatro casos confirmados de coronavírus

Escrito por em 24/03/2020

Santos registrou nesta segunda-feira (23) quatro casos confirmados de coronavírus. A informação foi divulgada pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa há pouco em live no Facebook. São três moradores da cidade e um outro paciênte que veio do nordeste.

Os números foram confirmados poucos minutos depois disso, quando a Prefeitura Municipal de Santos divulgou um boletim atualizado contando com quatro casos já confirmados e que aguardam apenas contraprova.

O registro foi repassado à Secretaria de Saúde de Santos pela Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep). A instituição foi notificada nesta segunda-feira (23) por um laboratório particular do município sobre resultados positivos para Covid-19 em quatro amostras analisadas, sendo três delas de moradores de Santos (homens de 39 anos, 50 anos e 80 anos de idade) e uma de mulher residente de Palmeira dos Índios, Alagoas (26 anos).

Para que sejam reconhecidos oficialmente como casos confirmados da doença, entretanto, é preciso que o Instituto Adolfo Lutz (IAL), laboratório estadual de referência para o diagnóstico da Covid-19, reteste as amostras (faça a contraprova). As notificações repassadas pelo laboratório não foram informadas pelos profissionais de saúde ou hospitais que atenderam os pacientes, o que será investigado pela Seviep.

Apesar disso, o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, já conta com os casos como sendo de pessoas afetadas pela patologia.

“Não é momento para pânico, nem histeria. Apenas realizar todo o trabalho para que a cidade possua infraestrutura e continuamos pedindo para que as pessoas permaneçam em casa pois isso diminuirá a curva do aumento da doença”.

O número de casos suspeitos da Covid-19 entre residentes da Cidade aumentou para 178. Após o boletim emitido pela Secretaria Municipal de Saúde, no final da tarde de sábado (21), a Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep) de Santos recebeu de hospitais mais 35 notificações de casos suspeitos entre residentes de Santos.

Do total de casos suspeitos, 23 estão internados em hospitais, sendo que nove deles em unidades de terapia intensiva (UTIs). Outros 155 pacientes suspeitos estão em isolamento social domiciliar. Nesta segunda (23), Santos recebeu cinco resultados das amostras de pacientes sob análise pelo IAL, todas descartaram o diagnóstico de Covid-19.

MORTES.
A Seviep de Santos investiga seis óbitos ocorridos em estabelecimentos de saúde do Município, sendo quatro deles de residentes de Santos e dois de outras cidades. Os casos envolvendo santistas são: um do homem, de 62 anos, que estava internado na UPA da Zona Noroeste e faleceu na última quarta (18); duas mulheres, de 41 anos e 80 anos, que também faleceram no dia 18, em hospital filantrópico; e um homem, de 76 anos, que faleceu, neste domingo, (22) em hospital filantrópico. Os outros dois óbitos são de moradores de outras cidades: gestante, de 43 anos, que faleceu em hospital estadual, neste domingo (22); e mulher, de 84 anos, que foi a óbito em hospital particular, no sábado (21).

CALAMIDADE PÚBLICA.
A Prefeitura de Santos decretou estado de calamidade pública na última sexta-feira (20) a fim de ampliar as ações de combate à Covid-19, doença transmitida pelo novo coronavírus. O decreto foi publicado na segunda-feira (23) no Diário Oficial.

Por conta da redução de processos burocráticos, a medida proporciona ao Município maior agilidade na compra de equipamentos e insumos de saúde e na contratação de profissionais da área para atendimento à população.

SERVIÇOS.
Também para reduzir a circulação de pessoas pela Cidade e evitar situações de contágio, a partir de segunda-feira, a Prefeitura manterá somente os serviços públicos considerados essenciais: de saúde, segurança e assistência social.

https://www.diariodolitoral.com.br/cotidiano/santos-tem-quatro-casos-confirmados-de-coronavirus/133275/

Foto: Agência Brasil

Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]