Paulo Alexandre anuncia comércios que poderão retomar atividades dia 11

Written by on 08/06/2020

Em live nas redes sociais na noite deste domingo (07), o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), anunciou a primeira flexibilização do comércio na cidade a partir da próxima quinta-feira, dia 11/06. São vários os segmentos que poderão retomar as atividades, desde que cumpram horários determinados e protocolos de segurança. Os shoppings, por exemplo, estão de fora dessa etapa.

SEGMENTOS QUE PODEM RETOMAR ATIVIDADES COM REDUÇÃO DE CAPACIDADE DE ATENDIMENTO E SEGUINDO PROTOCOLOS DE SEGURANÇA:

– Comércio de rua (shoppings ainda não; gêneros alimentícios, como lanchonetes, restaurantes e pastelarias somente por delivery, como é hoje);

– Escritórios e prestadores de serviços;

– Imobiliárias;

– Igrejas;

– Hotéis, motéis, pensões e demais serviços de hospedagem apenas para fins corporativos. Para turismo ainda não está autorizado;

– Concessionárias;

– Salões de beleza e clínicas de estética

O comércio de rua, por exemplo, poderá funcionar das 13h as 19h de segunda a sexta se estiverem no Centro da cidade. Nos demais bairros segue o mesmo horário, podendo estender até o sábado. Todos com apenas 30% da sua capacidade. Os salões de beleza deverão realizar o agendamento de seus clientes através de um livro de controle.

VEJA ABAIXO O QUADRO DE FLEXIBILIZAÇÃO APRESENTADO NA LIVE:

Paulo Alexandre reforçou, ainda, que o avanço nas flexibilizações vai depender dos indicadores de saúde que Santos vai apresentando semanalmente. “Se o número de leitos de UTIs ocupadas aumentar, voltamos atrás com a flexibilização e fechamos tudo novamente. Se diminuir, ampliamos as aberturas. Tudo vai depender da própria população e dos comerciantes em seguirem as regras de segurança”, explica. Hoje a cidade está com 69% dos seus leitos de UTI ocupados.

O prefeito disse que o Governo do Estado inserirá a Baixada Santista na classificação epidemiológica laranja ainda essa semana, e considerou injusta a ordenação no vermelho. “Nunca estivemos na zona vermelha e o Estado errou feio com isso. Mas vão corrigir ainda essa semana e poderemos seguir com os nossos planos e autonomia de determinar como agiremos mediante as análises dos indicadores de saúde”, esclarece.

O uso das máscaras segue obrigatório em Santos, principalmente para adentrar aos comércios. E haverá uma blitz de fiscalização percorrendo as ruas e os estabelecimentos para verificar quem pode não estar cumprindo com os protocolos de segurança estabelecidos, como o uso da própria máscara, do álcool em gel e de placas ou informativos visíveis com as medidas de distânciamento, higiene e segurança dentro dos locais.

“Não é uma volta ao que era antes. Quero que entendam isso. É uma nova realidade e um novo mundo em que todos teremos que se adaptar. Essa flexibilização não significa que estamos afrouxando as coisas. Vamos seguir monitorando a situação semanalmente e a própria população vai demonstrar se podemos seguir ou recuar”, finaliza Paulo Alexandre.

Leia mais em: https://www.diariodolitoral.com.br/santos/paulo-alexandre-anuncia-comercios-que-poderao-retomar-atividades-dia/135390/

Foto: Reprodução/Redes Sociais


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



[There are no radio stations in the database]